- Área: 10000 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Chaoying Yang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O significado mais básico da palavra "natureza" é duplo. Na Grécia antiga, "natureza" se refere às características inerentes do crescimento e do movimento em tudo. Por outro lado, "natureza" foi considerado pelos antigos sábios chineses como um "Tao" intrinsecamente seguido por tudo, incluindo os seres humanos, representando as características cultivadas e desenvolvidas internamente ao invés de ser imposta externamente. A natureza representa a unidade de tempo e espaço que, seguindo o seu próprio caminho de evolução, desfruta de um desenvolvimento contínuo, e forma um todo orgânico baseado na evolução auto-organizada.
Este é um museu especialmente destinado para complementar o Geoparque de Fangshan, seu principal objetivo é o de exibir o conhecimento da ciência e da tecnologia. Como nosso primeiro passo para projetar, posicionamos o museu como um edifício que deve ser integrado à natureza, expressar a beleza natural com base na nossa "ideia arquitetônica inovadora" e exibir características naturais através do espaço arquitetônico variado.
Para fazer o conceito, realizamos investigações numa escala maior para identificar as relações entre o "pequeno edifício" e o "grande ambiente" e levar todo o sistema ambiental em consideração ao projetar o edifício. Criamos um edifício que se parece com uma entidade arquitectónica escalando camada por camada e que liga o terreno dividido em um todo. O plano dobrado do museu com as bordas recortadas descreve metaforicamente as mudanças geológicas complexas no Distrito de Fangshan e ecoa as colinas na distância. A construção de um edifício concebido de tal modo, não só minimizou a quantidade de terraplanagem, mas também transformou a superfície quebrada do chão num conjunto completo.
A edificação está dividida em três partes de acordo com as suas funções: parte de exposição, um salão público, área de treinamento e escritório. O volume do edifício também é dividido em três partes, em termos de funções: há uma entidade substantiva no sul e outra no norte, com uma entidade vazia no meio. Esta última, como um cristal com vidros em seus três lados, é o salão público.
Tomamos grande cuidado na escolha dos materiais de construção. É nossa esperança que os materiais ecoem o tema e o ambiente ao redor do museu. Com tal esperança nós utilizamos pedras como o único material de construção para todo o espaço funcional. A formação e divisão de pedras, bem como a sua forma, textura e as fortes características culturais locais que representam, tudo se tornou o ponto de partida do conceito original de projeto.